Tema atraiu interesse de empresários e técnicos de vários segmentos
Rita Ferrão, empresária e administradora de empresas com pós-graduação em Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) de alto impacto veio do Rio Grande do Sul para palestrar na Expo Conecta Agro 2024 sobre o assunto. Atualmente ela é Presidente da Abcarbon (Associação Brasileira de Crédito de Carbono). Com mais de 5 anos de experiência na área de mercado de carbono é também desenvolvedora do primeiro software no mundo que utiliza Inteligência Artificial para medição em tempo real das emissões de crédito de carbono a partir de imagens de satélite – em processo de validação pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
“O crédito de carbono é uma tonelada de gás de efeito estufa que você deixa de emitir para atmosfera, ou reduz ou evita ou gera o crédito de carbono. Então, essa tonelada de gás de efeito estufa reduzida ou evitada, ela é um crédito. Para o agronegócio, na verdade, tem uma frase que eu sempre falo: o setor não é o vilão. Ele é a solução, porque ali está o potencial de geração de crédito de carbono. Com isso, ele ajuda que as empresas reduzam as suas emissões, compensando a pegada de carbono. Quem emite, não consegue zerar aquela emissão, então precisa adquirir crédito. De quem que ela adquire? Do produtor rural, que é quem gera o crédito”, explicou Rita Ferrão.
Sobre a discussão sobre o tema no âmbito da Expo Conecta Agro, ela destacou que, pelo próprio nome, a feira é o ambiente de conexão de pessoas e de inovações. Por essa razão, o debate sobre o assunto foi totalmente oportuno. “Na Expo Conecta Agro, o tema é diretamente linkado ao agronegócio”.